Saiba
É possível cancelar um Pix já enviado? Tire suas dúvidas

Publicado em 22/06/2022 16:42

Foto/Reprodução


Do Financeone - O Pix é uma ferramenta de pagamento criada pelo Banco Central no final do ano de 2020, com o objetivo de realizar transações de forma rápida e prática. Além disso, ele compete com outras operações como o DOC e o TED. Mas você sabe se é possível cancelar um Pix?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ao realizar essa transação, o valor transferido cai na conta da pessoa em até 10 segundos. Apenas quando há suspeita de fraude isso pode levar mais tempo.

Mas o cancelamento desse tipo de transferência só é possível em dois casos:

  • ao comprovar uma fraude ou
  • caso a pessoa que recebeu o valor rejeite a transação.

Por isso, continue lendo para saber como tentar cancelar uma transferência e como proceder se for vítima de uma fraude.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Fiz um pix errado. E agora? Como cancelar?

Primeiramente, comunique a instituição financeira responsável pelo seu Pix. Ou seja, a fintech ou banco que você possui conta.

Entenda quais são as consequências de ter o “nome sujo”

Faça isso o mais rápido possível já que, dependendo do valor, a instituição pode demorar mais tempo para aprovar a transação. Assim, existem chances de conseguir o estorno.

Mas caso a transação já tenha sido autorizada, solicite à instituição financeira o estorno do valor por erro na transferência.

Na hipótese da sua solicitação ser aceita pelo banco, eles entrarão em contato com o Provedor de Serviço de Pagamento (PSP) do destinatário do seu Pix. A instituição entrará em contato com o recebedor e pedirá a restituição do valor transferido.

Entrar em contato com a pessoa é uma forma de ter o dinheiro de volta

Outra possibilidade é entrar em contato diretamente com a pessoa para quem você fez a transferência do Pix errado.

Pelo próprio extrato bancário o destinatário tem como efetuar o estorno do valor da conta de origem, sem nenhum tipo de cobrança ou tarifa.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por fim, se a pessoa que recebeu o Pix se recusar a devolver o valor e a instituição financeira também não puder restituir a transação, o jeito é procurar à Justiça.

Caso não possa pagar pelo serviço de um advogado, pode solicitar ao Juizado Especial Cível. Por esse meio, é possível entrar com uma ação até mesmo sem advogado, desde que você esteja elegível para o auxílio jurídico gratuito.

Conheça os 10 aparelhos que mesmo desligados, consomem mais energia

Fiz a transferência para um desconhecido, consigo reaver o dinheiro?

Se você realizou a transferência para uma pessoa desconhecida e não tem como entrar em contato com ela, sentimos muito mas não há como reaver o dinheiro. A única coisa que pode ser feita é torcer para a pessoa que recebeu devolver o valor.

Como já foi dito acima, você até pode tentar entrar em contato com a sua instituição financeira para saber o que é possível fazer. Porém, isso não garante que o estorno será realizado.

Por isso, é fundamental que você esteja sempre atento na hora de realizar a transferência para que não cometa nenhum erro.

Mudanças no Pix devem aumentar proteção contra golpes

Como o Pix é um método de pagamento cujo principal objetivo é ser instantâneo, realmente a melhor forma de se prevenir é: checar antes de realizar a transferência.

Mas é verdade também que, desde o surgimento da ferramenta, os números de golpes aumentaram muito. Por isso, o Banco Central anunciou algumas mudanças para proteger ainda mais os usuários.

A principal delas é a ampliação da responsabilização das instituições que oferecem esse tipo de serviço.

Agora, o regulamento deixa explícito que elas têm o dever de responsabilizar-se por fraudes decorrentes de falhas nos seus próprios mecanismos. Fique atento a isso!

Além disso, foi estabelecido o limite de R$1 mil em transações durante o período noturno, entre 20h e 6h do dia seguinte.

Será possível solicitar outros limites, mas a mudança será avaliada pela instituição e poderá levar até 48 horas para ser aceita.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP